Açorianos no Rio Grande do Sul

Açorianos no Rio Grande do Sul
Autor: Santa Inèze da Rocha
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575170984
Preço: R$ 30,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra é um capítulo da história açoriana no mundo, com traços de identidade sociocultural, política e religiosa sul riograndense e brasileira. Os açorianos no Estado são específico, singular e definido ingrediente demográfico, pois aqui aportaram como casais, célula-mãe de uma nova sociedade, que se representa na totalidade de sua história, costumes e tradições como Arquipélago e na singularidade das pessoas, na constituição dos casais. O Arquipélago começa aqui, sob a forma de família, uma original história. Os casais Açorianos, no espaço e no tempo gaúcho, moldaram uma definida maneira de viver e pensar, e uma original forma de orar, centrada no Espírito do Senhor, presente e atuante na história dos povos.

Os Açorianos do RS são uma parcela singular dos Açorianos cidadãos do mundo. Dentre os capítulos trabalhados na obra estão: Os 250 anos de povoamento açoriano no RS; a etnia lusitana no sul do Brasil; a chegada em Porto Alegre dos primeiros casais açorianos; árvore genealógica de Patrício Dias Ferreira; a diáspora cristã-nova açoriana e madeirense para o Brasil colonial e seus reflexos no RS; Brasil-Açores a identidade cultural e a identificação genealógica de troncos açorianos no Continente de São Pedro e a partir deste último item citam-se alguns troncos pioneiros no povoamento de nosso Estado.

Na pesquisa de Aurelio Porto, correspondendo ao período de 1749 a 1800, seriam 813 os casais de açorianos que batizaram filhos nas freguesias do Continente do RS de São Pedro: Alexandre da Costa Luiz e Josefa Maria de Sant’Anna, Antônio Dias Gonçalves e Maria do Nascimento de Jesus, Antônio Moniz Leite e Francisca Fagundes de Oliveira, Antonio Nunes e Maria da Conceição, Antonio Silveira Duarte e  Bárbara Jacinta, Antonio Silveira Gularte e Felícia de Jesus, José Machado e Ana Maria de São Joaquim, Bento José Machado e Ana Maria do Nascimento, José Machado e Tereza de Jesus, Feliciano Machado e Maria das Candeias, Domingos Pereira Henriques e Justina Furtado, José da Silva Tavares e Joana Maria dos Santos, José de Souza Machado e Bárbara Maria de Jesus, Simão Dias Gonçalves e Maria do Rosário, Thomé de Souza e Rosa Maria, Estevão de Souza e  Bárbara do Espírito Santo dentre outros.

Est Editora © 2019