Águas subterrâneas e poços. Uma jornada através dos tempos

Águas subterrâneas e poços. Uma jornada através dos tempos
Autor: José Luiz Flores Machado
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788560776122
Preço: R$ 27,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

As águas subterrâneas, principal recurso hídrico aproveitável do planeta, desde a antiguidade foram envoltas em mistério e folclore, apesar de sua importância. A sua origem e relação com o ciclo das águas na natureza foram estabelecidas há pouco mais de 200 anos e ainda são desconhecidas da maioria das pessoas. Até os filósofos gregos Platão e Aristóteles lançaram hipóteses sobre a origem, porém interpretaram erroneamente, o que impossibilitou a evolução da ciência hidrológica.

Durante dois milênios, eles influenciaram o conhecimento científico e religioso da humanidade e só mais tarde, a partir do sábio renascentista Leonardo da Vinci, os estudos orientaram-se no sentido de uma interpretação correta do clico hidrológico. Mesmo sem preocupar-se com sua origem, no entanto, desde épocas imemoriais da nossa pré-história o homem é dependente dos recursos de água, em especial das águas subterrâneas, já que a civilização se desenvolveu em seus primórdios nas regiões áridas e semiáridas, onde a água era um bem precioso. Desvendar a história das águas subterrâneas e seus modos de captação desde a pré-história é antes de tudo, uma homenagem ao gênio humano.

Neste livro, o autor, se propõe a sintetizar seu conhecimento, preenchendo uma lacuna na bibliografia sobre a história das águas subterrâneas e o modo como se processou seu aproveitamento durante a evolução da civilização.

Para isso, foram resgatados os vestígios arqueológicos mais antigos de poços e outras obras hidráulicas que a engenharia humana produziu. No mundo atual, tão carente de recursos de água,  que provavelmente no futuro resultará em conflitos entre nações, será cada vez mais importante conhecer as soluções que os antigos construíram para a captação e conservação desses recursos.

Ano: 2008

Edição: 1ª

Editoras: EST Edições e Letra e Vida

Idioma: Português

Páginas: 128

Papel: Ofício

Est Editora © 2019