Apontamentos de uma leitura: Negócios Jesuíticos de Paulo de Assunção

Apontamentos de uma leitura: Negócios Jesuíticos de  Paulo de Assunção
Autor: Padre Arthur Rabuske
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788574312552
Preço: R$ 20,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O autor esclarece que na sua condição como leitor e estudioso da volumosa obra: Negócios jesuíticos - O cotidiano da administração dos bens divinos, de Paulo de Assunção assim foi aqui trabalhado. Pelo vasto assunto de que trata, pela feitura com que se apresenta e pelo alcance de suas pretensões cientificas de conteúdo, permitiu prever que ela, tanto para o Brasil, como para Portugal, irá possuir um bom e selecionado contingente de leitores, obviamente nos meios acadêmicos, universitários e cultos em geral, sobretudo, porém, nos meios especiais de cursos superiores de graduação, mestrado e doutoramento em História Luso-brasileira.

Ao menos para Mary Del Priore espera, ou até quase exige, de Negócios Jesuíticos, ao prefaciar este amplo livro e dele dizer que é “obra obrigatória para conhecer um período-chave de nossa história” e emitir sem mais como acréscimo o juízo peremptório de que “ela ainda confirma o talento de um refinado e arguto historiador”. Pode constatar-se, aliás, que a Edusp repete, em seu afã de acentuar tal parecer judicioso, ainda por mais duas vezes esse período, colocando-o no fim da primeira orelha da capa e na citação final do volume.

A partir de tais estímulos conjuntos, pareceu ser uma tarefa responsável a leitura e a releitura, ao menos em boa parte, de Negócios jesuíticos, cobrindo-as das mais variadas anotações pessoais. De acordo como autor a própria condição existencial de religioso jesuíta desde 1944 em diante, bem como a de investigador diuturno da história da Companhia de Jesus, tanto a antiga como a nova ou recente, ofereciam-nos desde logo alguma vantagem positiva para semelhante tarefa intelectual. A partir dos resultados colhidos caberá ao leitor julgar nossos apontamentos de leitura ou releitura, divididos estes em dois segmentos específicos, como se pode ver desde o nosso sumário de exposição.

Est Editora © 2019