Cavalhadas. Uma tradição de Raiz Milenar

Cavalhadas. Uma tradição de Raiz Milenar
Autor: Ana Zenaide Gomes Ourique et al.
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 22,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra traz uma contribuição para o conhecimento da história gaúcha. As cavalhadas tendo seu tema-enredo em situações das histórias da Idade Média na Península Ibérica, trazidas para o Brasil no lastro da civilização, não deixaram de encontrar no RS um ambiente sócio-cultural propício. A história gaúcha nasceu, se desenvolveu e construiu uma identidade histórica entre revoluções e lutas em campo aberto. Processo histórico e geografia física uniram-se na moldagem de uma cultura que incluía um imaginário de lutas, competições, derrotas e vitórias, apelos a identidades visualizáveis na indumentária e nas cores são fatores que certamente contribuem para a feição de todo o tipo de comemorações e festas equestres hoje ainda tão em voga no RS.

Neste livro constitui-se num ponto de partida para posteriores estudos na área de História e Antropologia, pois as autoras buscaram: levantamento de fontes, a descrição do ritual da festa das cavalhadas, a transcrição de 17 entrevistas, utilizando-se da história oral e das histórias de vida, o que é extremamente pertinente em relação ao próprio objeto pesquisado, as cavalhadas, cuja tradição oral é mecanismo de perpetuação da festa, a rica documentação visual incluída no livro, a transcrição de alguns documentos elucidativos, a sistematização de dados referentes ao histórico milenar das cavalhadas, enfim a organização de informações fundamentais para que não se perca o registro de uma prática social tão entranhada na vivência cultural de várias regiões do Brasil, que aqui são direcionadas para o RS.

Na segunda parte é priorizado as cavalhadas nos municípios de Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Glorinha. Gravataí é um dos municípios gaúchos mais antigos fundado em 1763 e emancipado em 1880, foi matriz histórica de Canoas, Cachoerinha e Glorinha, mas também que se constitui hoje no terceiro pólo industrial da América Latina.

Ano: 1997

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 104

Papel: Ofício

Est Editora © 2019