Cinema: Imagens da história

Cinema: Imagens da história
Autor: Moacyr Flores
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 13,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra coloca em cena instigantes ensaios sobre imagens cinematográficas de eventos históricos. Sem pretensões de uma abordagem crítica dos filmes, os autores examinam a realidade criada pelo cinema, capaz de influir no comportamento das pessoas ou de refletir a mentalidade de uma época. O filme não é unicamente um bem de consumo ou de lazer, é capaz de desvendar o futuro e de preencher as lacunas da cultura pelo conhecimento.

A mestranda Andréa Lacerda Bachettini aborda os acontecimentos na cidade de Florença, durante a II Guerra Mundial, quando um grupo de senhoras inglesas desfrutam de uma dolce vita, alienadas aos acontecimentos dramáticos da sociedade dominada pelo fascismo. As imagens de Chá com Mussolini, de Franco Zefferelli, são o ponto de partida para discutir a atividade política de Mussolini, a doutrina fascista e o momento histórico da guerra na Itália.

José Antonio Mazza Leite focaliza em seu ensaio A Guerra dos Canudos, de Sérgio Resende, analisando cada sequência, para concluir que há dois Brasis, um do litoral e outro do sertão. Desde o tempo do cinema mudo que a rainha Cleópatra VII Filopator é personagem de filmes nos mais diferentes países. Dilene Magalhães Pinto sintetiza a história do Egito para compará-la com duas versões cinematográficas, uma de Mankiewicz e outra de Roddan.

Já Moacyr Flores estabelece elementos históricos de Roma no período do governo do imperador Cômodo e caracteriza os diferentes tipos de gladiadores, bem como suas funções em relação ao filme O Gladiador, de Ridlley Slot. Raquel Padilha critica apartir da ótica historiográfica, o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, de Carla Camurati. Roselâine Casanova Corrêa traz Os Abas Largas, filme com locação em Santa Maria, considerado o primeiro faroeste brasileiro e que contou com o apoio da Brigada Militar e da comunidade santa-mariense.

Est Editora © 2019