Combates da Revolução Federalista em Passo Fundo

Combates da Revolução Federalista em Passo Fundo
Autor: Paulo Monteiro
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 20,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra ajudará o leitor a entender as nuanças da Revolução Federalista e aprender sobre os Libertadores, os Federalistas, os Chimangos, os Maragatos, os Pica-Paus, os Vira-Bostas. É possível também compreender melhor a participação de personagens que conhecemos de nome, como Gervazio Luccas Annes, capitão Eleutherio, generais Antonio Ferreira Prestes Guimarães, Gomercindo Saraiva e Luiz Alves de Oliveira Salgado, o intendente (prefeito) Frederico Guilherme Kurtz, o presidente do Estado (governador) Júlio de Castilhos, dentre outros.

Estes personagens centrais e milhares de outros participantes foram peças-chaves num sem número de combates que ocorreram ao redor de Passo Fundo, como os do Boqueirão, do Arroio Teixeira, do Passo do Cruz, do Umbu, dos Valinhos, dos Três Passos, do Jabuticabal, do Tope, do Campo do Meio, do Passo dos Britos, do Povinho, do Butiá, e o mais consagrado e sangrento, a Batalha do Pulador, chamada hoje pelos historiadores de Batalha de Passo Fundo. Numa época em que o fuzil era um artigo de luxo os combates se davam, na maioria das vezes, entre homens carregados de raiva e de ideais, munidos apenas de lança e facão, em fratricidas lutas corpo a corpo. A degola sumária dos vencidos evitava o incômodo de transportar e alimentar prisioneiros.

Por estes e outros motivos que Passo Fundo quase se transforma em cidade arrasada neste período. Ao traçar suas árvores genealógicas, a maioria das famílias tradicionais desta ligada logo encontrará seus membros envolvidos nesta Revolução. De um lado ou de outro.

Ano: 2006

Edição: 1ª

Editora: Berthier

Idioma: Português

Páginas: 114

Papel: Ofício

Est Editora © 2019