Machado de Assis. Contos Reunidos

Machado de Assis. Contos Reunidos
Autor: Joaquim Maria Machado de Assis
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788589072113
Preço: R$ 85,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Machado de Assis era autodidata, persistente e primoroso na feitura de seus livros e personagens. Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro e atingiu em sua carreira a consagração definitiva como principal autor brasileiro. Dedicou-se em quase todos os gêneros da literatura (romance, conto, poesia, crônica, teatro, crítica... mas, nos dois primeiros, obteve um reconhecimento mais pleno de seu talento e capacidade criativa. Difícil para o crítico literário e o leitor que debruçarem-se sobre a sua obra, decidir em que Machado de Assis foi maior, no romance ou no conto.

Para muitos ele foi basicamente um contista, devido ao caráter fragmentário dos seus romances, muitas vezes estruturados em episódios soltos e curtos, característica própria do “Bruxo do Cosme Velho” pois, Machado era avesso aos ritmos largos, aos encompridamente desnecessários da narrativa, aos desenvolvimentos cansativos, pois ele cultivada o pormenor, o palavreado curto de um miniaturista. A sua obra é dividida em duas fases, a romântica e a realista, onde encontramos uma visão e expressão pessoais em franca progressão. O Machado romântico, ainda que mestre do equilíbrio formal, conciso, objetivo e casto, dá lugar ao longo dos anos ao escritor satírico, irônico, tradutor da psicologia humana e que desde então perscrutou a alma do Homem de forma jamais alcançada na literatura.

Seus nove romances Ressureição, Helena, A mão e a luva, Iaiá Garcia, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Esaú e Jacó, Dom Casmurro e Memorial de Aires, e seus livros de contos Histórias da Meia Noite, Contos Fluminenses, Papéis Avulsos, Histórias sem Data, Várias Histórias, Páginas Recolhidas e Relíquias da Casa Velha aí estão para comprovar o grande valor de sua obra. Os contos de Machado de Assis, perfeitos no estilo e na linguagem, são caracterizados também pela acuidade psicológica e a capacidade de cativar o leitor, mantendo-o interessado no desenrolar da trama.

Est Editora © 2019