Ditte di Oriundi Italiani nel Rio Grande do Sul – Brasil

Ditte di Oriundi Italiani nel Rio Grande do Sul – Brasil
Autor: Luis Alberto De Boni
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 45,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

A presente publicação constitui um reconhecimento, à laboriosidade dos imigrantes italianos e uma homenagem ao papel que desempenharam na história do estado do RS, quer no âmbito das atividades sociais e econômicas, quer na área da produção artística e cultural. A primeira parte do livro versa sobre a Arte e Cultura no RS. A contribuição dos Italianos e ítalo-brasileiros escritos por alguns dos mais renomados intelectuais. No texto Os italianos no Rio Grande do Sul os historiadores e escritores Frei Rovílio Costa e Luis Alberto De Boni descreveram sobre 127 anos da Imigração italiana no Sul. Os leitores poderão perceber que eles nos dão uma ideia de heroísmo e de determinação de nossos antepassados na conquista das novas terras, na superação dos obstáculos e também da alegria da vitória sobre um meio desafiador e hostil.

José Clemente Pozenato fornece um ensaio primoroso por sua concisão e justeza, uma visão de conjunto da produção literária dos ítalo-brasileiros. Armindo Trevisan reporta-se às bases da cultura riograndense com o ensaio Dois italianos nas origens da cultura gaúcha e também a Originalidade da arquitetura dos imigrantes italianos e A música dos imigrantes italianos mostrando ao leitor como arquétipos populares de ambas as artes encontraram eco na nova pátria. Antonio Alberti oferece um interessante Caminho da gastronomia italiana na Itália e no Rio Grande do Sul e Paula Ramos completa o panorama sobre a produção artística dos ítalo-brasileiros com Escultores e pintores italianos e ítalo-brasileiros no Rio Grande do Sul. E a segunda parte do livro apresenta textos sobre os aspectos econômicos, sociais, turísticos e geográficos do RS, visando promover o potencial do estado.

Dois cases de sucesso empresarial de oriundos de italianos ilustram a capacidade empreendedora do nosso povo. São eles: o Grupo Marcopolo e da Companhia Zaffari. E na parte final do livro, o perfil de mais de mil empresas italianas e de ítalo-brasileiros, como testemunho do trabalho realizado e da consolidação das mesmas em todos os setores da economia gaúcha.

Ano: 2003

Edição: 1ª

Editoras: Consiglio Regionale del Veneto e Camera di Commercio Italiana RS

Idioma: Português

Páginas: 420

Papel: Ofício

Est Editora © 2019