Família Mousquer. Uma imigração francesa no sul do Brasil

Família Mousquer. Uma imigração francesa no sul do Brasil
Autor: Zélce Darclé Mousquer
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575171110
Preço: R$ 35,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

A autora teve uma infância privilegiada porque desde cedo ouviu do seu avô histórias verdadeiras, vividas pelos seus ancestrais e com o tempo ela tomou gosto pela pesquisa, pela busca das origens da família. Mesmo sabendo que seria um trabalho minucioso, demorado, difícil e dispendioso, ela não titubeou e seguiu adiante, e em 1975 produziu um trabalho genealógico da Família Mousquère, tendo como ponto de partida as histórias contadas pelo avô.

O resultado dessa perseverança, desse trabalho sério e contínuo, está nesta obra, na qual a autora conta não apenas fatos sobre seus ancestrais, mas também relata as causas das emigrações originárias de nações europeias, que em determinada época, buscavam melhores dias nos continentes americanos, principalmente no sul da América do Sul. Inclusive faz breve relato das causas da emigração franco-pirinaica para os países banhados pelo então denominado Mar de La Plata, circunstâncias essas talvez só conhecidas de reduzido público leitor. Ela pesquisou as origens da família, buscou documentos, nomes e fatos dos antepassados.

Com isso a autora conseguiu produzir um belo e importante trabalho, não se limitando a contar a história dos ancestrais da família Mousquère na França, mas, ainda relatando alguns aspectos deveras significativos da história francesa dos séculos XVII-XVIII até a metade do século XIX. Além desses relatos, conta como se formou a família Mousquère na região missioneira e como viveu seus primeiros anos na então denominada Província de São Pedro do RS, no Uruguai e Argentina, a partir da metade do século XIX. Revela aspectos históricos de uma época distante que interessará a todos que apreciam esse gênero de literatura, de história e de fonte de pesquisa.

Ano: 2008

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 136

Papel: Ofício

Est Editora © 2019