História da Família Manica: 1259-2019

História da Família Manica: 1259-2019
Autor: Eliseu Manica
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788568569788
Preço: R$ 50,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

A História, como todas as ciências humanas, é extraordinariamente profunda. Consequentemente, sobre ela sempre há algo a ser descoberto, complementado, escrito, reescrito.

Com a saga dos imigrantes da Serra Gaúcha não é diferente. Ela ainda faz parte de uma trajetória a ser dimensionada, com muito a ser descoberto, sobretudo em relação aos pioneiros que se estabeleceram no interior das primeiras colônias, como foi o caso da família de Pietro Paolo Manica.

Foram eles que realmente abriram fronteiras agrícolas e impulsionaram o desenvolvimento da região. Sem a força e a bravura desses sonhadores, talvez a história da imigração fosse diferente, pois outros imigrantes que chegaram antes ao local, desolados com a falta de estrutura, a mata virgem, o solo íngreme e tantos outros empecilhos, semanas depois retiraram-se sem abater uma árvore sequer.

Entretanto, os pioneiros desbravadores que se estabeleceram no interior das colônias, onde as terras eram mais baratas, foram um tanto esquecidos pela história. Em local de pouco contato humano e envolvidos na luta de sobrevivência, eles não preservaram adequadamente seus acervos históricos. É provável que eles sequer tivessem a dimensão da história que estavam ajudando a construir. Assim, cabe aos descendentes desses bravos imigrantes conhecer e documentar essa épica trajetória familiar, sobre a qual há tantos aspectos desconhecidos, recuperando a história e a memória da família. O livro é uma tentativa de contribuir neste sentido.

Ano: 2019

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 208

Papel: Ofício

Est Editora © 2019