História esquecida

História esquecida
Autor: Deliso Villa
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788586788154
Preço: R$ 38,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Obra escrita na língua portuguesa. Por mais de um século a História da emigração italiana, na Itália, ficou soterrada sob uma camada de tabus, preconceitos e vergonha. Aquela massa de contadinos e artesãos doentes e famintos que com sua saída esvaziou vales e montanhas do Norte e do Sul da Itália, permitiu que os que lá permaneceram sobrevivessem. E sobreviveram primeiro, porque as minguadas reservas de víveres passaram a alimentar um número menor de bocas; segundo, porque os que partiram jamais esqueceram os seus: tão logo arrumavam alguns tostões, parte dessa poupança era remetida aos que lá ficaram.

Mas a Itália esqueceu aqueles miseráveis que partiram, fugindo da fome, da pelagra e da quase servidão. A referida obra é incisiva e coloca descoberta essa realidade histórica! Se hoje a Itália contabiliza mais de 60 milhões de filhos dispersos e presentes no mundo, levando a todos os recantos italianidade com roupagem de trabalho, fé e cultura, isso se deve ao grande êxodo pós-unificação. Em dois pólos, a vida e a cultura italiana começaram a construção de sua identidade global: na Itália e no mundo.

É uma obra escrita pelo coração de quem também emigrou de seu país voluntariamente, convicto de que valia a pena reconhecer a italianidade de quem partiu angustiado por fazê-lo, mas certo de que tinha uma missão a cumprir, uma proposta a fazer e um mundo novo a construir. O autor mostra o caminho do sucesso do modo de ser, de viver, de fazer e de crer italianos na Itália e no mundo.

Ano: 2000

Edição: 1ª

Editora: Fundação Pró-Memória

Idioma: Português

Páginas: 244

Papel: Ofício

Est Editora © 2019