Imigração e imprensa. XV Simpósio de História da Imigração e Colonização

Imigração e imprensa. XV Simpósio de História da Imigração e Colonização
Autor: Martin Dreher
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575170519
Preço: R$ 60,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

No ano de 2002 em conjunto o Programa de pós-graduação em História da Unisinos e do Instituto Histórico de São Leopoldo se realizou o Seminário Nacional Imigração e Imprensa. O evento constituiu-se também do XV Simpósio de Imigração e Colonização. Nele, buscou-se reunir especialistas, pesquisadores, professores e acadêmicos de História que estudam e refletem sobre a História da Colonização e da Imigração na América Latina, participando das discussões em torno do papel do imigrante na história da imprensa e da imagem produzida por esta mesma imprensa sobre o imigrante.

O programa constou de conferências introdutórias e de seminários temáticos, nos quais foram apresentados panoramas da imprensa gaúcha e brasileira entre 1830 a 1945, a temática de imprensa e imigração alemã no Brasil, teorias antropológicas e imigração na imprensa brasileira, a participação do imigrante na imprensa nacional e verificados casos particulares como o do Kalender (Anuário). Nos seminários temáticos, houve espaço para comunicações gerais ligadas à imigração: imprensa e imigração italiana; imprensa e imigração alemã; imprensa e imigração em outras etnias: olhares sobre o (e)imigrante na imprensa latino-americana. O evento preencheu mais uma lacuna nos estudos históricos relativos à temática da imigração no Brasil. Algumas conferências abordadas: imprensa e imigração alemã em Santa Catarina, imprensa e imigração italiana em Santa Catarina, o almanaque Kalender na Imigração Alemã na Argentina, no Brasil e no Chile.

A participação do imigrante na Imprensa brasileira entre outras. Dentro do item imprensa e imigração alemã foram abordados: Discussões acerca da Imprensa nos Congressos católicos, organizados pelos jesuítas alemães, a educação dos imigrantes alemães em Curitiba sob a ótica da imprensa, a imprensa em língua alemã no Acervo Benno Mentz, Jornal da Associação de Professores Evangélicos Alemães no RS (1902-1938), Correio Serrano: órgão dos interesses regionais, a ação Marista sob o Olhar do Volksblatt dentre outros mais. Dentro do tema Comunicações gerais ligadas à imigração: o processo imigratório e a política fundiária em meados do século XIX; a imigração alemã e o protestantismo em Juiz de Fora – MG. Segunda metade do século XIX; os matrimônios mistos na colônia de São Leopoldo no Brasil Império; a imigração alemã na historiografia rio-grandense: Pellanda, Porto e Truda; projeto Bom Princípio História viva: Imigração Alemã; Santa Cruz do Sul: Urbanização e modernidade; as representações do Bugre: Os Xokleng e os italianos no Sul catarinense (1875-1925) e outros.

E referente aos olhares sobre o (e)imigrante na imprensa latino-americana: o papel desempenhado pelo Correio do Povo durante o estado novo; o discurso político em relação aos colonos gaúchos: um estudo de caso; presença judaica no Noticiário da Imprensa de Porto Alegre; mídia, imigração e interculturalidade: para uma análise das estratégias de midiatização dos processos migratórios contemporâneos na imprensa brasileira; imigrantes judeus em Rio Grande – RS: Aspectos de uma trajetória marcada pela diferença, e outros. E por final a imprensa e imigração italiana: Mulheres, imagens e representações; papéis femininos e imprensa na colônia italiana do RS; à memória italiana; católicos x maçons. Imigrantes italianos: imprensa e lutas políticas; Il colono italiano: comércio, imprensa e poder em Caxias do Sul no século XIX e imprensa e italianidade: RS (1875-1937).

Ano: 2004

Edição: 1ª

Editora: EST Edições e Instituto Histórico de São Leopoldo

Idioma: Português

Páginas: 584

Papel: Ofício

Est Editora © 2019