Imigrantes Alemães e a Revolução Farroupilha

Imigrantes Alemães e a Revolução Farroupilha
Autor: Germano Oscar Moehlecke
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 33,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O autor interessado no assunto começou a pesquisar para saber se os colonos alemães realmente se mantiveram alheios quando todo o Rio Grande do Sul se agitava e se envolvia no conflito da Revolução Farroupilha. E à medida que os arquivos eram analisados, foi descobrindo que eles se envolveram tanto como os demais habitantes de nossa terra. Esta participação não foi pontilhada de lances heroicos ou de especial destaque que deixassem marcas notáveis na história da revolução. Mas foi contínua, diuturna, constante.

Praticamente nada aconteceu na Capital ou nos seus arredores sem que os imigrantes alemães se envolvessem. E também em outros pontos do Estado estiveram presentes e participantes.  Esta obra é o resultado da pesquisa que nos permite fazer estas afirmações. Usando a documentação existente no Arquivo Histórico do RS, do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa e do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, dos quais, foram selecionados 167 ofícios, 30 publicações e mais 71 documentos diversos, todos devidamente indicados no final de cada capítulo, completando a história. De acordo com o autor, acredita que esta obra, no seu conjunto, permitirá um novo enfoque sobre a presença dos imigrantes alemães no período 1835-1845.

O exame de apenas um documento pode dar uma visão parcial, incompleta e muitas vezes, distorcida e até enganosa dos acontecimentos. Por esta razão e insistência de desfilar uma série de documentos que, se muitas vezes redundantes e até repetitivos, com a sequência, foram o conjunto que se objetiva mostrar. Ele não tem a pretensão de haver esgotado o assunto, pois o número de documentos existentes e não mencionados é enorme. E, provavelmente, ainda é muitíssimo grande a quantidade de documentos que não chegou a conhecer.

A publicação desta documentação vai fornecer ao leitor muitos conhecimentos antes nunca mostrados tão detalhadamente. E dentro do modo de entender a divulgação histórica, o documento é mostrado em sua forma integral, em sequência quase cronológica, sem grandes interpretações, para permitir que cada leitor tira suas próprias conclusões contribuindo deste modo para o conhecimento da história gaúcha.

Ano: 1986

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 240

Papel: Ofício

Est Editora © 2019