João Duns Scotus 1303-2008

João Duns Scotus 1303-2008
Autor: Luis Alberto De Boni
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575171073
Preço: R$ 50,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O presente volume é dedicado ao sétimo centenário de falecimento do frade franciscano escocês João Duns Scotus. Mesmo para parâmetros medievais, frei João faleceu na Alemanha em 1308, com 42 anos. Não obstante a pouca idade, legou uma vasta obra acadêmica, cuja edição crítica publicou, até o momento, 21 volumes. O interesse demonstrado por esse autor nos últimos decênios está a indicar a importância sempre maior que a pesquisa contemporânea confere a ele, situando-os entre os grandes pensadores de todos os tempos. Tal se explica pelo fato de Duns Scotus ser senhor de sua própria síntese filosófico-teológica, e sua originalidade não se deixar reduzir a nenhum outro paradigma medieval.

No espírito das comemorações realizadas em inúmeros países, um grupo de pesquisadores lusófonos compôs o conjunto de textos que constitui esta obra. São  ao todo 21 trabalhos que consideram o autor e sua obra sob os mais diversos prismas. O primeiro texto apresenta o contexto histórico-geográfico do mundo do qual provinha Duns Scotus. Seguem-se dois trabalhos nos quais a lógica scotista é confrontada com a lógica e a filosofia analítica -contemporâneas. Os três textos seguintes atêm-se a problemas referentes ao prólogo da Ordiatio. Nove artigos privilegiam temas de filosofia especulativa, tais quais: o conhecimento de Deus, a ontologia scotista, a univocidade do conceito ente, o princípio de individuação, os transcendentais, tempo e metafísica da natureza.

Seguem-se dois textos sobre filosofia prática; um sobre o debate entre filosofia e teologia acerca da ressureição dos corpos, dois a respeito de um tema um tanto quanto ignorado, a saber: a presença do pensamento de Scotus e do scotismo em Portugal entre os séculos CIV e CVII. Por fim, encerra o volume um levantamento bibliográfico de autores lusófonos e textos em língua portuguesa sobre Duns Scotus e o scotismo.

Ano: 2008

Edição: 1ª

Editoras: EST Edições, Edipucrs e Universidade São Francisco

Idioma: Português

Páginas: 382

Papel: Ofício

Est Editora © 2019