Partenon Literário. Antologia

Partenon Literário. Antologia
Autor: Regina Zilberman e Carlos Baumgarten
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 25,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

A importância do Partenon Literário pode ser medida a partir do fato de que foram seus participantes como: Caldre Fião, Apolinário Porto Alegre, Múcio Teixeira, Bernardo Taveira Júnior, que deram início à literatura no RS, como uma atividade constante e reconhecida pela sociedade. Sua atuação atingiu diferentes setores da vida intelectual, desde a produção artística, ao escreverem poesia, drama, prosa de ficção, até a recepção crítica; além disto, deram ênfase ao debate público de ideias, utilizando a imprensa rio-grandense, e enfrentaram as dificuldades culturais e políticas do momento, tomando posição quanto aos problemas relativos ao ensino, à abolição ou à república.

Nesta medida, os membros do Partenon Literário não são apenas os fundadores efetivos da literatura sulina, mas configuram igualmente um tipo de intelectual participante, voltado às questões urgentes de sua época. Daí a legitimidade da publicação de sua obra poética e em  prosa, oportunizando o contato com este período da história literária sulriograndense e assinalando a vigência da contribuição destes escritores à nossa cultura.

A presente Antologia é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Literárias, vinculado à Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação, da PUCRS, dentre eles: Regina Zilberman, Carmen Consuelo Silveira e Carlos Alexandre Baumgarten.

Est Editora © 2019