Paz, Itália, Jesus. Uma identidade para imigrantes italianos e seus descendentes: o papel do Jornal Correio Riograndense (1930-1945)

Paz, Itália, Jesus.  Uma identidade para imigrantes italianos e seus descendentes: o papel do Jornal Correio Riograndense (1930-1945)
Autor: Gustavo Valduga
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788574307886
Preço: R$ 45,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

A identidade tem feito parte das atuais preocupações dos historiadores no que diz respeito à afirmação e à adaptação de grupos sociais em constante mobilidade. Este trabalho procura focar a construção da identidade para imigrantes italianos no Rio Grande do Sul durante o período de 1930 a 1945, através do jornal Correio Rio-grandense. O surgimento de uma imprensa católica apresenta estreitas ligações com os objetivos de uma presença efetiva do clero em meio a seus fiéis.

Essa imprensa, em especial a da região colonial italiana, foi porta-voz dos ideais da Igreja em meio a uma sociedade altamente clericalizada, procurando moldar a imagem e representar os interesses dos colonos locais. As décadas de 1930 e 1940 serão especialmente fecundas de experiências em que a identidade desta comunidade procurará uma via de comunicação com a sociedade nacional ao mesmo tempo em que reforçará a sua especificidade europeia.  O livro é dirigido, em especial, ao público acadêmico e a todos os que se interessam pela história da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Est Editora © 2019