Poder da Palavra Cristã

Poder da Palavra Cristã
Autor: Frei Antônio Bampi
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 25,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

A dificuldade em encontrar manuscritos de sermões de religiosos que missionaram o Rio Grande do Sul é grande e poucos são os escritos existentes. Frei Antônio, com 86 anos de vida e 60 de sacerdócio, detem mais de mil sermões, integralmente escritos, sobre os diferentes temas do Ano Litúrgico, da catequese, bem como temas referentes à vida religiosa, sacerdotal, associações religiosas... Na impossibilidade de estudar e transcrever todo o sermonário de Frei Antônio, essa pesquisa restringiu-se ao sorteio de alguns temas referentes aos principais tópicos da Teologia: Deus, Cristo, Igreja, Sacramentos, Soteriologia, Escatologia.. Como subsídio para avaliação dos conteúdos, fez-se uma análise dos sermões, com base nos documentos do Vaticano II, que se julgou representativos da doutrina e pensar da Igreja sobre os referidos temas. Considerada a grande popularidade e a influência de Frei Antônio, identificado como grande pregador sacro, ainda hoje convidado em datas especiais para pregar, deu-se ao trabalho o título “O poder da palavra cristã”.

No final de cada sermão, foi elaborado um comentário, que sintetiza as ideias principais desenvolvidas por Frei Antônio, comparadas e complementadas com o pensar referente ao mesmo tema, exposto pelo Concílio Vaticano II, para propiciar aos leitores a significativa contribuição do Concílio. O próprio Frei Antônio concordou com a ideia, afirmando: “Eu gostaria tanto de reler, corrigir e atualizar os meus sermões, mas as vistas não permitem, façam isto vocês que são mais jovens”.

Analisados os diferentes temas e confrontados com a Doutrina Conciliar, constata-se que Frei Antônio tinha objetivos claros em suas pregações e seguia determinado núcleo de ideias. Não há divergência significativa com os escritos conciliares, mas, em um ou outro caso, há peculiaridade de enfoque. É evidente que, em épocas diferentes, os enfoques sejam diferentes. Também Frei Antônio nunca e atribuiu o audaz encargo de propor toda a doutrina católica.

Ano: 1978

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 192

Papel: Ofício

Est Editora © 2019