Poesia Angolana. Antologia

Poesia Angolana. Antologia
Autor: Antônio Soares
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 15,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra dá uma visão geral e perfeita sobre a poesia angolana de expressão portuguesa. Por isso estão inclusos os poetas mais significativos no contexto político, social e cultural do momento presente em que se torna necessário revelar ao mundo a África tal qual foi. Mais do que um continente, a África é uma civilização, uma cultura, uma etnia humana que se realizou num passado tão digno como o passado de qualquer outra etnia: por isso, tem direito ao respeito, ao reconhecimento e à aceitação pelas outras etnias.

O homem negro é tanto homem como qualquer outro homem de qualquer outro continente. O homem negro é homem. E isto diz tudo. O negro é homem, tem seus valores suas tradições que urge respeitar. Os princípios humanitários dos neorracistas implicitamente pressupõem a destruição da civilização negra. Muitas nações a título de ajudar preparam nada mais que a destruição da África. Nesta antologia, perpassam vozes poéticas que cantaram a África.

O critério seletivo foi precisamente este: poetas mais marcantes e significativos de temática angolana e também os que a partir da década de 50 se afirmaram já como poetas autenticamente angolanos. No estudo sobre a literatura angolana, procurou-se distinguir entre poetas de expressão portuguesa ou colonial e poetas de língua portuguesa. Esta última já constitui uma manifestação autóctone do povo angolano.

Est Editora © 2019