Por Mares Grossos e Areias Finas. A Missão dos Carijós: reconstituição de uma aventura seiscentista no litoral sul brasileiro

Por Mares Grossos e Areias Finas. A Missão dos Carijós: reconstituição de uma aventura seiscentista no litoral sul brasileiro
Autor: Ruy Ruben Ruschel
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575170540
Preço: R$ 18,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Este trabalho reconstitui uma excursão missionária de dois jesuítas portugueses, no litoral do Sul do Brasil, entre 1605 e 1607. Os Padres João Lobato e Jerônimo Rodrigues, acompanhados de alguns índios, viajaram de Santos a Cananéia, a pé, e daí Laguna e Araranguá, de canoa.

Na região sul catarinense demoraram-se entre os nativos por dois anos, observando-os cuidadosamente e tentando conduzi-los ao Evangelho. A partir da análise minuciosa do relato deixado por um deles (o Pe. Jerônimo), o livro acompanha seus passos ao longo das praias paulistas, paranaenses e catarinenses, ora por mares grossos, ora por areias finas. Reconstrói, com minúcias curiosas, a paisagem percorrida. Confronta os dados históricos pertinentes. E interpreta as riquíssimas informações antropológicas  acerca dos índios dessa costa e do processo de desestruturação social que vinham sofrendo.

A viagem durou dois anos e foi chamada Missão dos Carijó porque tinha como objetivo catequizar os índios guaranis dessa tribo, também conhecidos por Carió. O livro tanto pode interessar a um pesquisador acadêmico, pelo rigor científico com que foi elaborado, como a um leitor comum, pela tonalidade romanesca  e aventureira que o caracteriza.

Ano: 2004

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 142

Papel: Ofício

Est Editora © 2019