Presença Açoriana em Santo Antônio da Patrulha e no Rio Grande do Sul

Presença Açoriana em Santo Antônio da Patrulha e no Rio Grande do Sul
Autor: Véra Lucia Maciel Barroso et al.
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 40,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra enriquece a história demográfica do Estado e propõe os aspectos gerais da História do Arquipélago dos Açores e da presença açoriana no RS. Na segunda parte da obra comprova a importância da contribuição açoriana na constituição da população de Santo Antônio da Patrulha, através da pesquisa demográfica de Moacyr Domingues. O pequeno número de açorianos que se estabeleceram no Estado fez com que a historiografia não lhe desse a devida importância. Talvez pela pouca documentação arquivística, os diferentes escritos atêm-se ao número de açorianos aqui chegados. Embora em pequeno número, os açorianos chegaram muito antes das demais imigrações e se constituíram em famílias tão ou mais numerosas das dos demais imigrantes.

Esta relação da presença açoriana em Santo Antônio da Patrulha tem nome e data, e serve como indicador de como pode ser vista, hoje, a presença açoriana no contexto da população do Estado. Os açorianos em menor número chegaram bem antes das demais imigrações e passa a ser ainda mais significativa se considerarmos que descendentes de alemães, italianos e poloneses e outros após a segunda guerra, dirigiram-se em forma de migração interna para os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, enquanto a mobilidade interna em relação aos açorianos fica mais adstrita ao Estado. Esta obra contribuirá ao fortalecimento da identidade açoriana, promovendo consciência da sua história e cultura, com definidas evidências no município de Santo Antônio da Patrulha.

Citamos algumas antigas famílias Patrulhenses colhidas por Moacyr Domingues presentes na obra: Amaro Teixeira, André Machado Ferreira, Antônia Correia Batista, Antônio Adornes Monteiro, Antônio Álvares Sanches, Antônio Dias de Oliveira, Antônio Duarte, Antônio Francisco de Azevedo, Antônio Machado Fagundes, Antônio Machado de Sousa, Antônio Rodrigues Santarém, Antônio Silveira Gularte, Baltasar de Góis, Caetano José de Fraga, Bernardo Buenavides, Domingos Gonçalves Padilha, Francisco de Almeida, Francisco da Costa Vilaçã, Francisco de Góis da Costa, Inácio Dutra de Medeiros, Inácio José de Mendonça e Silva, Jerônimo de Sousa, João Batista Garcia, João Bicudo, João Nunes Pereira, João Nunes de Siqueira, João Rodrigues Cavador, José Machado Borba, José Nunes, José Pereira Garcia, José Pinheiro de Melo, José da Silveira Peixoto, Lázaro de Lemos, Lourenço Pais Novais, Luís Palhano de Azevedo, Manuel de Àvila de Quadros, Manuel Duarte de Faria, Manuel Dutra do Souto, Manuel de Espíndola, Manuel Francisco Loureiro, Manuel Gonçalves Ribeiro, Manuel Machado Ribeiro, Manuel Marques, Manuel Pacheco da Silva, Manuel Pereira Frade, Manuel Pereira de Sousa, Manuel Pereira Vieira, Manuel Silveira Dutra, Mateus Soares, Pedro D’Avila, Pedro Fernandes de Godoi, Pedro Paulo Monteiro, Salvador da Costa, Sebastião de Sande Martins, Severino de Sousa Rabelo, Vital de Oliveira Lopes, Xisto de Quadros Bicudo entre outros.

Ano: 1997

Edição: 2ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 220

Papel: Ofício

Est Editora © 2019