Rebento do Carvalho. Contos dialetais

Rebento do Carvalho. Contos dialetais
Rebento do Carvalho. Contos dialetais
Autor: Balduíno Rambo
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788574311258
Preço: R$ 70,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Ligada ao carvalho está toda uma tradição católico-romana. É junto a carvalhos que se dão aparições de Maria e é aí que, posteriormente, serão erguidas capelas que lembram as aparições e levam as devoções. O autor não só por ter sido sacerdote jesuíta, profundas raízes num catolicismo imigrantista teuto, para o qual o carvalho tem grande significado, mas também profundas raízes no Romantismo e no Idealismo, que o levaram a batalhar pelo legado da cultura alemã no Brasil, na qual via rebento do carvalho alemão.

Do Romantismo brotou o catolicismo de renovação católica, trazido ao Brasil pelos sacerdotes jesuítas que deixavam a Alemanha em consequência do Kulturkampf, e aqui divulgado por meio dos filhos e filhas, das colônias alemãs católicas. O autor é filho desse catolicismo e seu divulgador. Na figura do rebento do carvalho, o autor reproduz pensamento herdado, mas também recria, pois vê nos descendentes de imigrantes alemães no Brasil, um rebento do carvalho alemão. Carvalho em terras subtropicais.

Seus textos, ora editados em forma bilíngue, são apologia em prol da durabilidade das raízes, chamado à fidelidade às raízes e a si próprio, chamado a fidelidade ao povo do qual o imigrante se origina e à querência dos pais. Como o carvalho dá frutos e os frutos têm em si toda a herança do carvalho, é impossível que o fruto degenere; cada semente de carvalho é compromisso em relação ao herdado. Mesmo que os frutos do carvalho se espalhem pelo mundo, têm suas raízes na ancestralidade, daí o eterno retorno da temática da família em seu pensamento. Ligado à temática ancestral do carvalho está o dialeto utilizado por Balduíno Rambo em seu texto, carregando em si sabor todo peculiar.

Ao apreciar e saborear esses contos, o leitor se depara que o autor fora influenciado por idealismo, por romantismo, pelos ideais da restauração católica e que consegue retratar tipos humanos, marcados por história herdada e por história da qual estão participando em terras brasileiras, relatando experiências em dialeto, que fazem rir e chorar, refletir e que nos deixam acompanhar mundo que se foi e no qual se sonhava com rebentos do carvalho.

Est Editora © 2019