Ricordi dela colònia. Lembranças da Colônia

Ricordi dela colònia. Lembranças da Colônia
Autor: Alice Gasperin
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 50,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

 Obra escrita em português e Talian revela a deslumbrante pluralidade cultural do Rio Grande do Sul. Revive a tradição do Vêneto, que tanta importância teve na formação econômica, social e cultural deste estado. A história é a narração de fatos e acontecimentos notáveis ocorridos na vida da humanidade. Um povo sem história é um povo que caminha sem direção. Não tem passado, nem presente e nem futuro. No dia de hoje não há país no mundo que não tenha escrito a sua história. Se lermos a História do Mundo, encontraremos escrito que desde tempos imemoriais, o gênero humano procurava manter a sua história.

Conforme a autora a ideia, para manter a história viva, é preciso escrevê-la. Senão, com o passar do tempo os fatos acontecidos perdem-se da memória do povo. Nossa memória, por hábito costuma ser fraca. Não consegue segurar todos os fatos acontecidos há tantos anos. Por isso, qualquer acontecimento importante, que interessa a todos, é preciso registrá-lo nos livros. Senão dissipa-se fácil. Depois de dissipado, é difícil estabelecer um corpo fiel. Assim por falta de livros e de ensinamentos nas escolas, nossa mocidade cresce sem saber nada de suas raízes. Bendito Talian, que permanece vivo, agora ainda mais com esta obra escrita pela autora que é professora.

O Talian não compete com o português, não o domina, mas preserva toda uma cultura desta brava gente que atravessou um oceano inteiro para viver nova vida em novas terras. “Serte persone, per vanatiarse de saver ben la stòria dela migrassion taliana, non i conta nò come la è stata fata, ma i la conta come no la è mia stata. Tuta strussiada”. Com esta obra o leitor poderá conhecer melhor a imigração italiana, sua cultura e seu fascinante dialeto Talian. Uma história nada strussiada.

Est Editora © 2019