Saga de um povo Tropeiro. Tropelias, invernadas e tenacidade em Viamão

Saga de um povo Tropeiro. Tropelias, invernadas e tenacidade em Viamão
Autor: Victor Américo Cabral
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 32,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Das pegadas na areia de Domingos da Filgueira à condição de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Viamão uma história de tropelias, invernadas e tenacidade.  Estes imensos tapetes verdes, sem dono, sem soberano eram aproveitados pelos rebanhos que subiam lentamente na cadência lerda de seus passos, mas persistentemente enxotados pelos tropeiros, às centanas, desde as pampas cisplatinas. Na época, em que não tinha sido firmado, ainda, o direito de soberania destas paragens.

Assim, apenas os currais deveriam assinalar o local de cada uma das invernadas, na primeira infância do Continente de Viamara, dando foros de legitimidade a uma ocupação temporária e precária. Surge na documentação histórica referências como: tapera do Magalhães, rincão do Cristovão Pereira, sítio do Paulista, estância do Souza e Faria, curral do Frei Sebastião e outras designações indicando os primitivos habitantes destas terras. Viriam ocupar as regiões do Viamão onde fundariam a base de suas propriedades e o futuro de seus descendentes.

Por ocasião dos 250 anos de Viamão, o autor decidiu escrever aos netos estas histórias de tropelias e invernadas e a todos os leitores interessados. Com base no Continente de Viamara fez um pequeno resumo, em forma de diálogo com seus netos passando a limpo os fatos e informações que recolheu ao longo do tempo. É o que o leitor degustará ao ler esta obra.

Est Editora © 2019