São João do Rio Vermelho. Memória dos Açores em Santa Catarina

São João do Rio Vermelho. Memória dos Açores em Santa Catarina
Autor: João Lupi e Suzana Lupi
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 18,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Este livro é dedicado à população de São João do Rio Vermelho - SC onde é relatada a história dos próprios atores. A linguagem utilizada é acessível a todo o público interessado em conhecer o modo de vida da população, seus hábitos e costumes, capazes de fornecer a informação com igual rigor metológico, mas, também de ser entendida pelos seus próprios protagonistas. Este escrito teve a preocupação de preservar um espaço cultural, da influência provocada pelo crescimento da exploração econômica e turística porque se escrever não impede a mudança do modo de vida tradicional, pelo menos conserva para as novas gerações o seu passado e o de seus ascendentes, a sua história comum, a sua personalidade cultural.

O propósito para completar é o de fazer o estudo descritivo e interpretativo de todo um modo de vida em fase final de desagregação, e determinar a proveniência dos distintos traços culturais de modo a poder mostrar a adaptação, do açoriano e seus descendentes à cultura brasileira, onde as investigações se deram por dois caminhos: a reconstituição da vida do povoado através das biografias de algumas pessoas idosas e da evolução de três famílias ao longo de cinco ou seis gerações e a metodologia dos “estudos” de comunidade completados com alguns enfoques sociológicos e principalmente uma análise acurada da mudança econômica e social.

Para além do interesse científico este livro poderá despertar, e interessar a todas as pessoas que formaram sua cultura nas cidades cujo contato com as populações camponesas e pesqueiras tenha sido meramente episódico e que certamente formaram convicções preconceituosas baseadas na superioridade cultural urbana, e na superioridade acadêmica universitária, frente à cultura popular. Com esta obra, lança-se o desafio para essa população poder rever essas convicções.

Est Editora © 2019