Sesquicentenário da Imigração Alemã

Sesquicentenário da Imigração Alemã
Autor: Jahre Einwanderung
Formato: Capa Dura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 80,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Álbum oficial bilíngue escrito em Português e Alemão. Depois dos portugueses dos Açores, foram os alemães que vieram para o RS em 1824 para fundar os primeiros núcleos agrícolas, em regime de pequena propriedade individual, inspirados no forte espírito comunitário peculiar à sua própria natureza. Mas, antes em 1812, muitos haviam chegado ao Estado de Espírito Santo, para fundar a Colônia de Santo Agostinho, seguindo-se em 1818, na Bahia, a Colônia Leopoldina, para encerrar, em 1822, com a Colônia de São Jorge dos Ilhéus, no sul baiano, o ciclo da colonização alemã na região montanhosa do litoral médio brasileiro.

Mas, seria o RS pelas suas características de clima e solo, que atrairia com maior vigor imigrantes da Alemanha, que aqui acabaram por encontrar um ambiente mais propício, para criar o mundo que buscavam. O sucesso que aqui tiveram medido agora mais claramente passados 150 anos foi resultado da união, da capacidade de ajudar-se, que os animava em face das asperezas de um mundo novo que se abria diante dos seus olhos. Nascia então a “colônia alemã” no RS, hoje integrada definitivamente pela fusão de hábitos e experiências com as demais correntes migratórias, que povoaram esta velha Província de São Pedro.

Este álbum oficial comemorativo do sesquicentenário da presença alemã no RS fala muitas coisas da vida, das lutas, dos sonhos, do trabalho anônimo dos desalentos e alegrias dos alemães e seus descendentes que aqui construíram com seus irmãos de outras raças e credos o povo que somos todos nós.

Est Editora © 2019