Stòrie, fròtole e poesie. Histórias, Estórias e Poesias

Stòrie, fròtole e poesie. Histórias, Estórias e Poesias
Autor: Frei Rovílio Costa
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 45,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Obra escrita em Talian e Português mostra que a esperança é anterior ao progresso. É seu suporte. Na mente do imigrante sempre sobram esperanças de um possível mundo melhor humano e cristão. Falar, contar histórias, brincar, passar a limpo, gozar dos outros, pregar peças, se fazer de morto para assustar... tudo, tudo é stòrie, fròtole e poesie. A obra constitui o antropológico, o existencial e o histórico da vida e dos fatos. O drama da vida e sua história se traduzem em palavras fortes, de peso histórico e de construção a partir da realidade. Fazer da vida uma história de heroísmos e aventuras, de lutas e vitórias, de infortúnios e superações, faz parte da vida do imigrante, mesclada do imaginário, do real, do histórico, do lendário e do lúdico.

Ela traz a história real e total da imigração italiana, feita de pequenas histórias, tão importantes, quanto, cada pessoa o foi e o continua sendo para a grande e pequena história da realidade sul-rio-grandense e brasileira, que a imigração italiana e as demais imigrações construíram. O livro mostra que não são criações literárias, mas, é a dureza da vida, fértil de energia, trabalho e esperanças, que se manifesta de uma maneira plena, envolvendo desde o nascer ao morrer, desde o raiar ao por do sol, desde o deitar ao levantar.

Não é uma história alheia, ou desligada da vida, mas, uma história cujos grandes fatos e acontecimentos são o nascer e o morrer em família, o plantar e o colher, o organizar e organizar-se em comunidade, enfim o transformar o mundo dos sonhos em mundo real, cada um segundo sua identidade histórica, reconstruindo-se no novo mundo. Os contos antropológicos-históricos constituem a alma da obra, dando a vibração e vida à história através do colorido da poesia.

Est Editora © 2019