Capuchinhos italianos e franceses no Brasil

Capuchinhos italianos e franceses no Brasil
Autor: Mário Gardelin
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 25,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O livro apresenta dados dos 90 anos da chegada dos primeiros freis provenientes da Sabóia para o Rio Grande do Sul, dentre eles Frei Rafael de La Roche, Frei Bruno de Gillonay e Leão de Montsapey com o objetivo de fundar uma Missão em solo gaúcho. Os filhos de São Francisco estiveram presentes, em terras brasileiras, desde a primeira hora. Coube a um franciscano, Frei Henrique de Coimbra, celebrar a Primeira Missa, em Porto Seguro, e consagrar a Deus a Terra de Santa Cruz. Mais tarde, ao longo da história, os Capuchinhos, especialmente italianos, escreveram páginas gloriosas e heroicas.

Na primeira parte desta obra, o autor lembra alguns nomes que marcaram profundamente essa história religiosa. Coube ao Frei Alberto Stawinski resumir a história capuchinha no RS. São páginas de História que não podem ser esquecidas. A Província louva a Deus pelo passado, reconhecendo sem amargura, os erros cometidos e sente condições para enfrentar os desafios que o tempo propõe. Em terras brasileiras e gaúchas escreveram-se páginas brilhantes, que fazem parte da extraordinária legenda franciscana que há sete séculos assombra o mundo. É destacado o vigor inicial, o descortino, a capacidade de adaptação e o rápido crescimento. Não é difícil perceber líderes, mas, sobretudo almas dedicadas e apostólicas.

Compõe o livro os seguintes itens: quem são os capuchinhos; capuchinhos franceses; capuchinhos bretões e italianos; fundação de Rio Grande; Expulsões; capuchinhos italianos no império; documento expressivo; no final do império; capuchinhos na República. Além de outro grande capítulo que versa a História da província dos capuchinhos do RS desmembrando dentre outros itens, estes: Capuchinhos de Sabóia; revolução francesa; missão no RS; imigrações no RS; chegada dos capuchinhos no RS; missões populares; apostolado da imprensa; província do RS; meios de comunicação; teologado e filosofado; crise interna e Frades menores Capuchinhos dentre outros.

Ano: 1986

Edição: 1ª

Editora: EST Edições e Educs

Idioma: Português

Páginas: 48

Papel: Ofício

Est Editora © 2022