Memórias: Bento Gonçalves – RS. Fundamentação Histórica

Memórias: Bento Gonçalves – RS. Fundamentação Histórica
Autor: Assunta De Paris
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 52,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra organizada pela autora garante ao leitor e pesquisador a documentação básica da Ex-colônia Dona Isabel, atual município de Bento Gonçalves, que preserva um patrimônio de verdade e de heroísmo e nos anima a dar continuidade em vivenciá-los. Ela se dispôs a explicar a origem do referido município indo há quase quatro séculos atrás, estudando a obra dos bandeirantes, tropeiros, navegadores, exploradores e missionários nas terras do sul do Brasil. A política do Brasil Império e da fase republicana, com referência à ocupação do território brasileiro, transparece o livro.

Nele também aparece o espírito corajoso dos antepassados, imigrantes europeus, às vezes até um pouco enganados, porém assumindo com heroísmo as dificuldades de enfrentar os desafios nos trabalhos de desbravar estas matas, nas tarefas para conseguir seus alimentos, nos problemas da saúde, na missão de educar seus filhos e de viver sua fé religiosa marcada pela esperança de dias melhores e de convivência fraterna. O leitor pode perceber a evolução econômica, o desenrolar das atividades quotidianas com suas tradições e seu lazer, o aprimoramento da organização civil, as demonstrações artísticas e artesanais, a organização sociocooperativa, o empenho com exemplos heroícos, o acompanhamento espiritual como base de uma mentalidade cristã bem definida.

Registrar por escrito as lembranças que as pessoas guardaram com tanto cuidado em suas memórias, às vezes misturadas com tantos afazeres, pô-las em ordem cronológica e verificar suas procedências e sua veracidade foi o que a autora procurou fazer.

Ano: 2006

Edição: 2ª

Editoras: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e Arquivo  Público e Histórico Municipal

Idioma: Português

Páginas: 288

Papel: Ofício

Est Editora © 2022