Literatura e crítica na Imprensa do Rio Grande do Sul 1868 a 1880

Literatura e crítica na Imprensa do Rio Grande do Sul 1868 a 1880
Autor: Alexandre Baumgarten
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 25,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra compreende um estudo pormenorizado dos reflexos na imprensa da literatura rio-grandense entre os anos de 1868 a 1880. A delimitação do estudo se deu pelo fato de corresponder à época de efetiva atuação da Sociedade Partenon Literário no RS, e por ser o período em que o Estado conheceu a sua primeira escola literária.

Na composição do corpus do presente trabalho, foram selecionados os da crítica literária e os poéticos, todos publicados na imprensa no período mencionado. Foi estabelecido o quadro da evolução histórica, literária e da imprensa do RS, para que se pudesse ter a melhor compreensão possível dos fatores externos que determinaram a produção poética e o tipo de posicionamento crítico consubstanciados nos textos reunidos para estudo. Os capítulos foram dedicados ao estudo dos autores: Apolinário Porto Alegre, Bernardo Taveira Júnior e Múcio Teixeira.

O autor fez uma comparação entre os autores mencionados e depois, se procurou estabelecer um paralelo entre o que era produzido no campo da crítica e o que era feito na área da produção poética.

Est Editora © 2020