À margem do Rio

À margem do Rio
Autor: Iraci José Marin
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788568569016
Preço: R$ 35,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

É pouca a literatura ficcional sobre a vida no meio rural. Menor ainda com referência à presença de poloneses e seus descendentes nesse meio. À margem do rio apresenta o modo de vida de pessoas e famílias num habitat característico da região da Serra Gaúcha: os moradores têm suas casas construídas, em geral, próximas a uma estrada, a qual circunda um rio, entre morros. As histórias do livro – que se entrecruzam – mostram os anseios dos homens e mulheres, a sua alegria simples, a colaboração mútua e a religiosidade.

O trabalho na roça, as práticas e as características culturais das famílias e personagens das histórias narradas no livro, as incertezas que eles tinham e o lento suceder dos dias são questões recorrentes no cotidiano dos moradores da Linha 11 de Novembro. As histórias referem, ainda, a miscigenação e as trocas entre culturas, bem como o paulatino esquecimento e o abandono das referências culturais relativamente aos imigrantes poloneses.

O foco da história do livro, então, é a vida dos descendentes de poloneses que habitam o lugar, cujos nomes e lugares são fictícios e não têm qualquer relação com nomes e lugares porventura existentes. A Linha 11 de Novembro começou a ser ocupada também por famílias de origem italiana, onde anteriormente só havia famílias de descendentes de poloneses, devido ao êxodo destes para outras terras ou para as vilas e cidades. O êxodo, com suas consequências, e todos os demais elementos das histórias dos moradores da Linha 11 de Novembro possibilitam ao leitor a compreensão do alcance significativo contido  no título do livro.

Ano: 2015

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 142

Papel: Ofício

 

Est Editora © 2022