Introdução à Leitura e à Grafia Musical. Caderno de Metodologia

Introdução à Leitura e à Grafia Musical. Caderno de Metodologia
Autor: Leda Osório Mársico
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 35,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O presente estudo propõe uma abordagem de introdução à leitura e à grafia musical, a partir de princípios básicos que se apoiam, principalmente, nos métodos Willems, Martenot, Gainza e Nye. Apresentam atividades, exercícios, jogos e materiais, testados com grupos de crianças de 6 a 10 anos, no laboratório de ensino que a autora coordena. Seu mérito está em oferecer, de modo sistemático e progressivo, atividades e sugestões que possibilitam a alfabetização musical, permitindo a visualização de suas etapas.

A introdução da criança no mundo de notação requer certo nível de maturidade e é possível à condição de se empregar um método lógico e que não contrarie o processo evolutivo da criança. É necessário começar pelo sensível, pelo concreto, para chegar progressivamente ao intelectual. É preciso, também, ter presente que a criança não aprende por repetição, mas por um ato de compreensão. Os sons que a criança emite são recebidos por ela com todo o corpo. Os sons que a criança toca num instrumento chegam a ela do exterior e nela penetram menos. A música é ação ao mesmo tempo que é recepção. O ato musical deve ligar-se ao corpo: da audição ao gesto; do movimento à expressão vocal.

A consciência rítmica se manifesta e se desenvolve através do uso do sistema nervoso e da sensibilidade. A percepção do ritmo é uma percepção auditivo-motora.

Est Editora © 2022