Raízes de Capão de Canoa

Raízes de Capão de Canoa
Autor: Véra Lucia Maciel Barroso et al.
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575170991
Preço: R$ 84,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O município de Capão da Canoa se emancipou de Osório em 1982 e tem se mostrado e se revelado no cenário regional, com exuberante desempenho como se fora uma comunidade veterana. Não só desfila entre seus pares do Litoral Norte, como uma praia de grande vitalidade durante todos os meses do ano, como oferece atrativos culturais e também históricos, que cativam a muitos para nela residirem e a ela se dedicarem, com seu trabalho, e participação nas ações da comunidade. Em 2004 a comunidade foi convocada para evocar suas lembranças, remexer seus baús, rever seus documentos, quer familiares, institucionais ou públicos para registrá-los aos convidados e aos visitantes.

Este foi o 15° Encontro realizado, regado a trocas de conhecimentos, com a aproximação das famílias através do reencontro com as raízes familiares e comunitárias. Foi registro nesta obra tudo o que no evento foi dito, ouvido e se aplaudiu e se aprendeu. Consagrar as palavras em papel salva-se a história e a cultura de um povo para as futuras gerações.

O livro contêm três partes: a primeira voltada, inteiramente para Capão da Canoa, do passado mais remoto ao presente; a segunda está centrada no Litoral Norte onde Capão da Canoa dá as mãos municípios da região, visitada em alguns aspectos trabalhados por seus autores e a terceira é o espaço dos municípios originários que, a cada evento comparecem, como em todas as obras, ocasião do reencontro da grande família originária do primitivo município de Santo Antônio da Patrulha. Os itens desmembrandos na obra são: Capão da Canoa – Origens e desenvolvimento;  Capão da Canoa por seus historiadores;  Pelos mares de Capão; Personagens e famílias de Capão da Canoa; Escolas e Comunidades de Capão da Canoa; Lazer e Cultura em Capão da Canoa;  Capão da Canoa – Entidades, Associações e Serviços; Religiosidade em Capão da Canoa; Capão da Canoa – Cemitério e História;  Praias de Capão; Reunião em Família;  História e Memória; Cultura Popular e Manifestações Folclóricas, o Quadrante Patrulhense Revisitado dentre outros.

Ano: 2004

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 664

Papel: Ofício

Est Editora © 2022