Raízes de Sananduva

Raízes de Sananduva
Autor: Véra Lucia Maciel Barroso et al.
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575170700
Preço: R$ 65,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Até o século XIX, a região da atual Sananduva se chamava Invernada da Serra, pela presença de bovinos na área, ainda inexplorada do município de Lagoa Vermelha, a qual pertencia. Somente em 1902  iniciou-se o povoamento efetivo com a criação da Colônia de Sananduva, para onde se deslocaram imigrantes oriundos das chamadas colônias velhas. E em 15 de Dezembro de 1954 os sananduvenses conseguiram sua autonomia municipal, sendo o município efetivamente instalado no ano seguinte, em 1955. Junto aos italianos, outras etnias também buscaram seus espaços: alemães, poloneses, portugueses e africanos, enriquecendo sua formação social. Igualmente os capuchinhos e as irmãs de São José deixaram suas marcas indeléveis para o desenvolvimento local, como outros tantos.

Os anos passaram e Sananduva completou cem anos. Ela é uma comunidade que busca seu desenvolvimento a partir do respeito às suas origens.  Para tanto busca reconhecer sua identidade, chamando a todos para em família encontrarem-se em acolhida e receberem os que fazem parte de sua caminhada no tempo. Este município deseja melhor conhecer sua trajetória e a dos que a ela dedicaram suas vidas, de luta e trabalho, bem como relacionar suas vivências com as dos municípios de Lagoa Vermelha e os originários de Santo Antonio da Patrulha. A comunidade de Sananduva se volta para o resgate e registro de sua memória histórico-cultural, abrangendo todas as contribuições étnicas na sua formação e desenvolvimento.

Fomentando com isso o desenvolvimento turístico, sustentando na riqueza natural, paisagística e humana da região, a partir do desenvolvimento da sua história e cultura. Estimulando a criação de espaços de memória no município para a preservação de sua história. Inúmeros artigos e estudos contemplam esta obra.

Ano: 2004

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 448

Papel: Ofício

Est Editora © 2022