Raízes de São Marcos e Criúva

Raízes de São Marcos e Criúva
Autor: Véra Lucia Maciel Barroso et al.
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 95,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Nas páginas desta obra o leitor encontra uma história magnífica, que iniciou em Santo Antônio da Patrulha, município mãe, cuja descendência gerou 77 novos municípios. Ela tem como finalidade resgatar o passado, glorificar o presente e projetar o futuro. Contempla uma história, cheia de louvor e ostenta com carinho uma verdade que jamais deverá ser esquecida. Historiadores gaúchos e estudiosos dos comportamentos e costumes das populações que formam as comunidades de São Marcos e Criúva fizeram levantamentos de documentos e de fatos que resgatam o passado.

Foram abordados alguns temas e estudou-se a origem e a formação, bem como o desenvolvimento enquanto localidades, os costumes, as aspirações, a maneira como viviam os antepassados, a importância da sua fé e os desafios por eles enfrentados. O objetivo planejado foi abranger os diversos campos da vida humana, nas relações socioeconômicas, político-cultural e religioso. Os textos produzidos têm como objetivo trazer para o presente às experiências vividas no processo histórico e que revelam valores, os mais diversos das relações holísticas, vividos por homens e mulheres, nos seus convívios culturais. Os textos da maioria dos temas apresentam memórias transmitidas oralmente de pai para filho, como no passado os orientais transmitiam os livros de sabedoria, provérbios, lendas populares, contos e outros. O importante é que esta história popular e simples está salva e registrada nesta obra. Ao longo destes anos, São Marcos tem construído sua identidade marcada pela contribuição dos índios, africanos, portugueses, birivas, alemães, poloneses e italianos, e tantos outros que têm migrado para seu solo.

Nele vêm deitando raízes, e oferecendo aos que por ela passam, através da BR116, caminhoneiros, e tantos outros, o fruto do esforço coletivo da produção, enquanto Terra do Alho, tempero  que traduz a prosperidade de um município que oriundo do quadrante patrulhense traz sua rica contribuição ao cenário serrano do Vale das Antas.  Criúva, também área de São Francisco de Paula, portanto, também território do primitivo município de Santo Antônio da Patrulha, foi em 1954 anexada a Caxias do Sul, seu distrito até o presente. Sua origem patrulhense está viva  especialmente pela devoção ao Divino Espírito Santo que a cada ano é celebrado.

Ano: 2005

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 912

Papel: Ofício

Est Editora © 2022