Relações de poder na Idade Média Tardia

Relações de poder na Idade Média Tardia
Autor: José Antônio de Souza et al.
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575171431
Preço: R$ 54,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

As relações de poder permeiam a história pessoal e social dos seres humanos, em todos os tempos. Uma quantidade enorme de exemplos poderia ser citada: todavia, considerando apenas as instituições públicas, basta lembrar que, ainda hoje, volta e meia, nos damos conta de sérios conflitos e de desavenças entre os detentores deste ou daquele poder, uns e outros se queixando de interferências na respectiva esfera de competência. Na Idade Média, não foi diferente e embora se tenham constatado evoluções, ainda havia um longo caminho a percorrer na busca do aperfeiçoamento das instituições políticas.

No primeiro capítulo é tratado o mencionado conflito que, naquela ocasião, de um lado envolveu o Papado, os reinos da Francia, de Nápoles e os Guelfos e de outro a Alemanha e os Gibelinos. Foi analisada também a gênese do pensamento político franciscano. Posteriormente tratou-se sobre a trajetória de vida dos três ideólogos  mais importantes de todos os que participaram desse debate político: Marsílio de Pádua, Dom Frei Álvaro Pais O. Min. e Guilherme de Ockman O. Min. E nos últimos capítulos é exposto o pensamento e a argumentação desses pensadores, será inserido um grande número de passagens de suas obras. Foi inserido amplo acervo documental e indicado bibliografia específica.

A intenção do autor é proporcionar o desejo que tanto os pesquisadores quanto os estudantes, com base em suas reflexões, por si próprios ou sob a orientação de seus mestres, possam vir a ampliar esta obra com outros trabalhos.

Ano: 2009

Edição:

Editoras: EST Edições e Universidade do Porto

Idioma: Português

Páginas: 360

Papel: Ofício

Est Editora © 2022