Revolução Cubana. 50 Anos de Imprensa e história no Brasil

Revolução Cubana. 50 Anos de Imprensa e história no Brasil
Autor: Claudia Wasserman
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575171288
Preço: R$ 36,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Este livro é resultado de uma pesquisa realizada em jornais e revistas brasileiros, representantes da grande imprensa, acerca das notícias e artigos  sobre  Revolução Cubana veiculados entre 1959 e 1970 e, posteriormente, sobre Cuba entre 1989 e 2000. Nesses dois blocos temporais de 11 anos foi analisada a recepção do processo revolucionário no Brasil e a imagem  que a grande imprensa difundiu sobre Cuba em nosso país, depois da queda do socialismo. Os jornais e as revistas consultados foram o Diário de Notícias e a Revista O Cruzeiro, no período entre 1959 e 1970 e os jornais Zero Hora e Folha de São Paulo e as Revistas Isto È e Veja, no período que vai de 1989 até 2000.

Também foi estudada a produção de livros e artigos dos intelectuais brasileiros que trataram deste tema. Jornalistas, historiadores, sociólogos, educadores, psicólogos, líderes religiosos ou comunitários escreveram sobre a Revolução Cubana, sobre as relações de Cuba com o Brasil e a América Latina, sobre a influência exercida pelo processo cubano na luta política brasileira e internacional, sobre os líderes revolucionários, como Fidel Castro e Che Guevara, entre outros temas abordados ao longo desses anos, desde a eclosão da Revolução Cubana até o presente.

O objetivo desta obra é conhecer como os brasileiros receberam a Revolução Cubana, qual a imagem que tinham da ilha caribenha que ousou desafiar o imperialismo, quais foram às polêmicas intelectuais suscitadas pelo processo cubano.

Ano: 2009

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 158

Papel: Ofício

Est Editora © 2022