Terrorismo Global. Aspectos gerais e criminais

Terrorismo Global. Aspectos gerais e criminais
Autor: André Luís Woloszyn
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575171318
Preço: R$ 42,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Este livro é resultado de seis anos de pesquisa, leituras selecionadas e entrevistas, além de acompanhamento periódico da mídia. Trata-se de uma obra inédita por apresentar análises e abordar a operacionalidade do terrorismo desde os grupos surgidos entre a década de 1960 a 1970 até o advento dos radicais islâmicos que deram início ao chamado novo terrorismo. Os aspectos técnicos (fases, planejamento, perfil de agentes, dentre outros) foram extraídos de leituras selecionadas do Departamento de Defesa dos EUA e de Manuais do Exército britânico, russo e espanhol, além de experiências relatadas por membros dos Serviços de Inteligência que atuaram em atentados terroristas.

A parte geral, como definições, tipos, questões históricas, religiosas, causas de crescimento, principais grupos, objetivos, são fruto de um estudo realizado em obras de autores nacionais e internacionais. A questão criminal é abordada com uma análise da Constituição Federal e da legislação penal brasileira, seguida de estudo das vulnerabilidades do país e possíveis consequências frente ao terrorismo internacional. É lançado também com ineditismo o conceito de terrorismo criminal, uma subdivisão do terrorismo nacional ou doméstico quando das ações ocorridas em São Paulo e Rio de Janeiro no ano de 2006, patrocinadas por organizações criminosas como Primeiro Comando Vermelho (CV). Em tese, sustentamos que as ações praticadas por essas organizações criminosas são consideradas ações terroristas, pois se enquadram em diversas características estudadas internacionalmente.

A questão do terrorismo é vasta e cada um dos tópicos desenvolvidos poderia ser desdobrado em outras obras, sob diferentes aspectos. Porém, a finalidade que nos propomos é a de propiciar ao leitor um panorama geral sobre o tema, sua complexidade enquanto fenômeno criminal e seus impactos na comunidade internacional.

Est Editora © 2022