Arquitetura erudita da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul

Arquitetura erudita da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul
Autor: Günter Weimer
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575170571
Preço: R$ 45,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

Esta obra constitui-se na segunda parte da tese de doutorado do autor apresentada no Curso de Pós-graduação em Estruturas Ambientais Urbanas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, defendida em Janeiro de 1990. Esta parte que constitui o cerne da tese tinha por objetivo demonstrar o alto significado da obra produzida por estes arquitetos, desde os tempos iniciais da imigração até a Segunda Guerra Mundial e os anos subsequentes mais imediatos, quando a atuação dos arquitetos estrangeiros deixou de ser relevante em consequência da formação de arquitetos em cursos locais.

Weimer oferece um amplo e por vezes minucioso panorama sociocultural do período analisado na sua intrínseca dinâmica, permitindo o estabelecimento de conexões entre situações conjunturais e elaborações arquiteturais bem como um entendimento do porquê de certas opções especiais. Obra com uma densidade de informações que perpassam o texto fruto de uma pesquisa intensa e rigorosa em abundantes fontes primárias, além de ampla bibliografia de apoio. Tem-se principalmente a qualidade de um conjunto com profundidade de análise e instigante verve crítica, tão importante para o avanço na construção de uma história do Rio Grande do Sul, no caso específico, para a construção de uma história crítica da arquitetura gaúcha.

São abordados os arquitetos alemães no RS durante o Império; as transformações da sociedade gaúcha: o trabalho livre substitui a escravidão; os arquitetos alemães no RS, nos primeiros anos da República; a produção dos arquitetos alemães entre a I Guerra Mundial e o fim do positivismo, a produção dos arquitetos alemães entre a I Guerra e o fim do positivismo, a produção arquitetônica teuta no período entre 1928 e 1937 e o fim da arquitetura teuto-brasileira.

Ano: 2004

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 288

Papel: Ofício

Est Editora © 2019