Memórias de um Imigrante Boêmio

Memórias de um Imigrante Boêmio
Autor: Josef Umann
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 28,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

É uma autobiografia de um imigrante alemão saído de sua pátria já adulto e com vivências marcantes na vida sócio profissional capacitando-o a relatar com crueza e objetividade sobre o contexto socioeconômico oitocentista da Alemanha no advento industrial, opressivo, classista e sem mobilidade social. Qualquer mudança de emprego para o trabalhador era difícil: mudança para melhor, impossível. O surgimento da máquina só piorou a sorte do operário, pela concorrência desigual que trouxe. Por outro lado, parentes e amigos já emigrados escreviam dos sucessos que alcançaram na nova pátria.

Para que resistir? A emigração era a tábua de salvação! E apesar, da instabilidade da política imigratória do Governo, milhares de europeus buscaram o Brasil como a terra das novas esperanças. Umann deixou incompletas, suas memórias. Seus filhos ultimaram apontamentos, acrescentaram impressões pessoais e o depoimento de uma senhora sobrevivente, que imigrara junto com Umann. Este faleceu em 1927. A edição é de 1938, em plena II guerra mundial, sendo confiscada antes de chegar ao público, na editora Riedl, de Santa Cruz do Sul. Felizmente escaparam alguns exemplares: três em mãos de seus filhos e um na Sociedade de Alto Sampaio, que o autor ajudou a fundar.

Este exemplar é que tornou possível a tradução, emprestado graças à gentileza de Otto Albrecht, bibliotecário, neto de um dos fundadores da Sociedade local. A tradutora procurou ser fiel o mais possível ao pensamento do autor; expressões idiomáticas e termos usuais da época às vezes dificultaram, mas a edição bilíngue tira as dúvidas ao leitor.

Ano: 1997

Edição: 3ª

Editoras: EST Edições e Nova Dimensão

Idioma: Português e Alemão

Páginas: 106

Papel: Ofício

Est Editora © 2022