Capuchinhos. História de uma Família Franciscana

Capuchinhos. História de uma Família Franciscana
Autor: Marianno D’Alatri
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 42,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O autor desta obra é capuchinho italiano e foi durante 40 anos, membro ativo do Instituto Histórico dos Capuchinhos, em Roma, com numerosos trabalhos publicados em livros e revistas. Este trabalho em estilo enxuto e atraente, com detalhes chamativos, ele apresenta uma síntese dos 470 anos da história dos Capuchinhos, um dos três ramos da primeira Ordem franciscana. É uma espécie de manual de iniciação que visa facilitar o retorno às fontes pedido pelo Concílio Vaticano II às ordens religiosas.

De particular interesse são os primeiros capítulos, sobre os inícios da reforma capuchinha, marcados por tantas vicissitudes que conferem à nova fundação um sabor quase épico. Além do nascimento proibido e cercado de ameaças, surpreende a rápida expansão da reforma capuchinha, que no espaço de cem anos chegou a quase 15 mil frades e beirou a cifra dos 34 mil no final do segundo século. Surpreende ainda nesta história a presença compacta de frades entre os empestados e enfermos, nas missões populares e no atendimento aos soldados feridos, na diplomacia e até no serviço de combate aos incêndios, como bombeiros. Identificados popularmente como confessores, na verdade, os capuchinhos foram por vários séculos proibidos de exercer esse ministério.

Desde o começo ganharam notoriedade como pregadores. Não faltaram perseguições e martírios para tingir de sangue sua história. Um dos períodos mais tumultuados foi o dos séculos XVII e XIX, com a supressão dos conventos e outras interferências por parte dos Estados europeus. A Europa é parte privilegiada nesta história, sobrando um espaço muito reduzido para os outros continentes, mesmo assim, o livro responde com gabarito ao objetivo proposto e deixa delineado o perfil global de uma história múltipla e complexa.

Ano: 1998

Edição: 1ª

Editoras: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 208

Papel: Ofício

Est Editora © 2022