Grandes Seminários Menores Capuchinhos. Histórico e testemunhos colhidos em 2007 e 2008

Grandes Seminários Menores Capuchinhos. Histórico e testemunhos colhidos em 2007 e 2008
Autor: Frei Hilário Frighetto
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN: 9788575170977
Preço: R$ 44,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

O adjetivo “grandes” contido no título, refere-se ao tamanho da edificação, capaz de abrigar mais de 300 seminaristas e o termo menores, decorre de uma dedução à designação de Seminários Maiores, nome oficial que identifica os estudos superiores de Filosofia e de Teologia em vista ao sacerdócio. O projeto deste trabalho consiste em apresentar informações históricas, acompanhadas de depoimentos e de fatos ilustrativos de domínio público.

As contribuições assinadas são de ex-seminaristas, freis e outras pessoas que tomaram conhecimento desta publicação. O foco aponta para os seminários capuchinhos de Vila Flores, Veranópolis e Ipê, no período da superlotação nos mesmos. Característica comum dos internatos era a população jovem em busca da formação cultural que então andava estreitamente associada à formação humana. Após informações históricas e descrições peculiares em cada capítulo, seguem testemunhos, fatos, depoimentos e vivências ilustrativas, apresentados por ex-seminaristas e por freis que viveram neste contexto.

No primeiro capítulo, as informações são agrupadas em torno dos seminários e conventos onde se passaram os fatos. Nos outros capítulos, os testemunhos e episódios ilustrativos se agrupam por temas: aulas, disciplina, formação, esporte....

Ano: 2009

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 344

Papel: Ofício

Est Editora © 2022