Capuchinhos na história e no desenvolvimento de Ijuí

Capuchinhos na história e no desenvolvimento de Ijuí
Autor: Danilo Lazzarotto
Formato: Brochura
Disponibilidade: Em Estoque
ISBN:
Preço: R$ 32,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

No presente estudo o autor analisa a atuação e a presença dos Capuchinhos em Ijuí, no período de 1950 a 1970, momento em que se dá a passagem da policultura para o binômio trigo-soja. Parte-se do pressuposto que as profundas mudanças na tecnologia básica de produção, originam tensões que a sociedade vê-se obrigada a solucionar e, também, procura intercambiar a presença e atuação dos Capuchinhos com as tensões resultantes mostrando como a comunidade ijuiense ficou marcada pela sua convivência com os Capuchinhos no período mencionado.

O autor situa, os aspectos históricos da colonização europeia no Estado e da chegada dos primeiros Capuchinhos no sul do Brasil (1896), e em Ijuí em 1949. Depois ele apresenta o trabalho manual dos Irmãos (Freis) e também a educação nos Colégios de Ijuí, após a presença dos Capuchinhos na referida cidade. Analisa o movimento comunitário, sua mobilização, e refere seus líderes, o mesmo realizado com a Frente Agrária Gaúcha e com os Sindicatos Rurais.

Por fim mostra o florescimento da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado e como a mobilização dos agricultores, orientada pelos Capuchinhos, influenciou decisivamente na fundação da Cotrijuí.

Ano: 1981

Edição: 1ª

Editora: EST Edições

Idioma: Português

Páginas: 120

Papel: Ofício

Est Editora © 2022